terça-feira, 7 de junho de 2011

Parceria ONG e Escola


Educação gera Inclusão – esse é o lema da ONG Instituto Integrar Brasil fundada em 2002. Seu principal objetivo é auxiliar o acesso de alunos de baixa renda e de classes excluídas ao ensino de qualidade através de aulas de reforço escolar. Além disso o Instituto tem parceria com várias instituições de ensino particular na cidade de São José dos Campos que oferecerem bolsas de estudos (parciais e integrais) para os alunos que se destacam em seu aprendizado. Além do desempenho escolar é avaliado o comportamento do aluno e o comprometimento da família com a aprendizagem dos filhos.
Para realizar esse trabalho conta com a colaboração da Escola Estadual Olímpio Catão, localizada no centro da cidade, que disponibiliza as salas de estudos para as aulas que atende alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio. Como a ONG não tem fins lucrativos, todo o trabalho é realizado através de voluntários: professores, pais ( que ajudam no preparo dos lanches dos alunos) e a comunidade em geral.
São muitos casos de sucesso na trajetória desta Instituição, muitos alunos hoje tem a oportunidade de estudarem em escolas renomadas na cidade e tiveram sua realidade educacional totalmente modificada e isso reflete na família de forma positiva e construtiva.
A inclusão está além do aspecto da deficiência física, devemos assegurar o acesso à educação e dar oportunidades àqueles que são considerados excluídos da sociedade seja por questões como raça, classe social ou qualquer outro fator e respeitar e valorizar sua formação sócio-cultural.



Fonte: http://www.integrarbrasil.org.br/ ( acesso em 06 de junho de 2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário