quarta-feira, 27 de abril de 2011

Corre cotia, na casa da tia ...

De acordo com o Referencial Curricular Nacional: "A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, a qualidade e a adequação dos mesmos são elementos essenciais de um Projeto Educativo. Espaço físico, materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não devem ser vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição. Constituem-se em poderosos auxiliares de aprendizagem. Sua presença desponta como um dos indicadores importantes para a definição de práticas educativas de qualidade nas instituições de Educação Infantil".




                           

 O espaço físico é um elemento de suma importância para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.
Através da interação com o meio ela constrói seu próprio conhecimento através de um espaço que ofereça socialização, liberdade de movimentos e segurança.
O espaço deve ser concebido e organizado para que as crianças possam brincar e através dessas brincadeiras criarem suas relações com o meio, com outras crianças e com o educador. Citando novamente o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil que assegura: “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.


A escola deve proporcionar espaços que tragam desafios para as crianças em sua cognição, socialização e no aspecto motor através de ambientes onde possam correr, pular, subir, descer, explorar seus limites corporais e assim também aprender a controlar o próprio corpo e estimulação todos os seus sentidos.










Em sala de aula, a exploração dos cantos simbólicos e temáticos deve levar a criança a desenvolver suas capacidades pois através do brincar ela pode vivenciar suas experiências em outros meios e recriar-las trazendo assim um novo conhecimento adquirido.
Como organizar estes espaços? Levando-se em conta a criança em primeiro lugar e que suas necessidades sejam atendidas através de espaços que estimulem, desafiem, socializem e que possibilitem sua autonomia.
Que nossas escolas tenham espaços que façam a criança sentir-se parte de um lugar onde sua individualidade é respeitada, seu desenvolvimento é estimulado e sua formação plena é a prioridade.




Fonte: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. MEC/1998
Imagens - Livreto Espaços que Educam - Educação Infantil - Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria de Educação - Março 2010

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