terça-feira, 24 de maio de 2011

Planejamento



" Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."  (Paulo Freire)

O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, pois é a partir desta  que as metas são preparadas. Não há uma forma exata para se fazer um bom planejamento escolar, ao contrário, ele deve ser flexível e como tal deve permitir ao educador repensar, revisar, buscando novos significados para sua prática pedagógica.
Assim, feito a escolha dos conteúdos a ser ensinado é preciso também levar em conta a faixa etária da turma e suas necessidades de aprendizagem. É também preciso conhecê-los a fundo e selecionar os materiais a serem usados como textos, livros e sites.
Para que o planejamento seja realizado com sucesso é preciso pesquisar sempre, ser criativo na elaboração da aula, estabelecer prioridades e limites, estar aberto a acolher o aluno e sua realidade e estar aberto para replanejar sempre que necessário.
Planejar é “antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; ... fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandando pelo ideal” (VASCONCELOS, 2004, p. 35). 
O planejamento é pois algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa e do que se avalia em sua vivência escolar.



Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/33884/1/A-CENTRALIDADE-DO-PLANEJAMENTO-PARA-A-PRATICA-PEDAGOGICA/pagina1.html#ixzz1NMjQIhYY (acesso em 24 de maio de 2011)
Revista Nova Escola Abril 2011 - Como fazer o planejamento (página 54).

Nenhum comentário:

Postar um comentário