sexta-feira, 20 de maio de 2011

A relação escola-família – mitos e soluções para uma parceria positiva


A escola diante do fracasso escolar coloca a culpa na família e essa por sua vez devolve a acusação para os professores.
“Vários fatores influenciam o aproveitamento do aluno. Se a escola e a família buscam ações coordenadas,os problemas são enfrentados e resolvidos”, diz a psicóloga Ana Costa Polonia, docente da Universidade de Brasilia.
Vários mitos tem permeado a relação escola-família e alguns paradigmas precisam ser quebrados se buscamos a superação destes conflitos.

O grande problema da escola são as famílias desestruturadas
É verdade que a família mudou bastante nos últimos anos, porém essa nova composição não é a grande vilã para o problema da aprendizagem ou do comportamento, visto que não há comprovação para tal realidade.
Não importando a constituição familiar,o que realmente faz diferença no bom desenvolvimento do aluno é a participação de seus responsáveis, sejam a mão e/ou pai, avós, tios, madrasta ou padrasto, em sua formação.

É  responsabilidade da família o aprendizado escolar dos filhos
A responsabilidade da educação deve ser compartilhada entre a família e a escola, porém cada um com seus objetivos, conteúdos, práticas e metodologias. A escola é responsável pelo ensino formal dos conhecimentos de forma ampla, sistemática e de forma universal, ou seja, para todos. Mas o papel da família é importante pois o aluno é a figura central da aprendizagem e seu conhecimento adquirido em casa deve ser levado em consideração no processo ensino-aprendizagem.

Pais ausentes nas atividades escolares
Professores reclamam com relação a ausência dos pais nas atividades da escola pois é obrigação da família manter a criança na escola e zelar por sua frequência conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por problemas de comunicação e pela realidade dos horários de trabalho dos pais é muito difícil o comparecimento às reuniões escolares. Outro problema é que geralmente os professores tem dificuldades em aceitar as opiniões dos pais e a família por sua vez não quer ouvir as recomendações da escola em como cuidar de seus filhos.
Para uma verdadeira aproximação é necessário um diálogo franco com os responsáveis e buscar soluções conjuntas para que a participação na vida escolar seja efetiva.

Em reunião de pais a pauta principal é o comportamento 
As reuniões escolares devem tratar sobre a aprendizagem, explicando o planejamento pedagógico, a atuação da escola neste processo e como o aluno tem evoluido na construção dos conhecimentos.
Para resolver problemas de comportamento deve haver uma concordância entre direção, coordenação pedagógica, professores e familiares com relação as ações para com o aluno e o ambiente para essa resolução não deve ser a reunião de pais.


Fonte: Revista Nova Escola, setembro de 2009 – Artigo: Formação-Escola e família – Sem culpar o outro – Amanda Polato.
Imagem disponível em http://paisfilhosescola.blogspot.com/2009/11/relacao-escola-e-familia-uma-proposta.html ( acesso em 20 de maio de 2011).




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