quinta-feira, 2 de junho de 2011

A criança e o espaço pedagógico

   A escola de Educação infantil deve ser vista como um espaço onde os educadores possam educar, cuidar  e instruir a criança desde os primeiros anos de vida tanto no aspecto afetivo e principalmente no aspecto do “desenvolvimento cognitivo” e não deve  ser classificada como um espaço onde os educadores são vistos como babás.
     De acordo com a teoria de Vigotsky, ele propõe que o desenvolvimento não procede a socialização,ao contrário,são as estruturas sociais e as relações sociais que levam ao desenvolvimento das funções mentais. Ele acreditava que a aprendizagem da criança podia ocorrer através do jogo,da brincadeira,da instrução formal ou do trabalho entre o aprendiz e de outra pessoa mais experiente. Vigotsky via o conhecimento cognitivo dependente  mais das interações com as pessoas e com os instrumentos do mundo pedagógico.
    Contudo o que são os instrumentos pedagógicos?
    Os instrumentos pedagógicos podem ser considerados como aquilo que utilizamos para construir o espaço pedagógico,como por exemplo o parque, a sala de aula ,os objetos ,a natureza ,o corpo humano, as noticias, uma conversa,uma música, uma brincadeira,um filme, entre outras coisas.Porém para que se torne pedagógico todo instrumento precisa de uma significância!
    Para que o educador possa desenvolver um trabalho pedagógico ele precisa pensar o espaço. Mas como organizar um espaço pedagógico?
    O espaço pedagógico alem de ser constituído de materiais concretos, é feito de planejamento de atitudes!
Planejar uma aula ,uma rotina por exemplo é um começo. Tudo o que é feito durante a aula é observado pela criança, cada palavra ,uma atitude, um gesto, deve ser pensado.
   Por exemplo uma roda de conversa, não é apenas um momento de descontração, mas sim um momento onde a criança pode trocar idéias, falar de sua vivência, de suas experiências, discutir sobre diversos assuntos e  para o educador é o momento dele conhecer seu aluno e fazer as intervenções pedagógicas necessárias.
    Um outro exemplo é a hora da brincadeira, este é um momento muito valioso pois é neste momento que a criança expõe sua inteligência e criatividade mas para que o educador tenha essa visão ele tem que estudar e reavaliar sua prática constantemente.
    Um outro fator a ser discutido é sobre a diversidade na escola é um conceito que atualmente vem sendo abordado por muitos educadores e deve ser cada vez mais ser compreeendido e implantado no campo  pedagógico . A inclusão social por exemplo,tão citada atualmente  não deve ser considerada apenas como socialização do aluno especial mas deve ser analisada para que o incluso também se enquadre no espaço pedagógico escolar.
    Enfim para que o educador produza uma aula de qualidade ,seu  espaço pedagógico deve ser rico de instrumentos e atitudes que são pensadas  para que tenham significância e objetivos. Visto que não há uma receita para se produzir uma aula, pois ela deve ser articulada e renovada, pois o educador deve sempre buscar novos conhecimentos, reaprender a cada momento, inovar e o mais importante é que ele possa ter um olhar sensível  e pedagógico para cada momento de sua atuação!

(acesso em 02 de junho de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário